segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Visita à Exposição da Associação Ornitológica de Coimbra

No passado sábado fui visitar a exposição da Associação Ornitológica de Coimbra e fiquei bastante agradado com o que observei, especialmente no número de aves da exposição (superou-se a barreira de mil  aves a concurso), na qualidade e limpeza do espaço e na organização do evento. A Direcção da AOC está de parabéns por mais esta bela iniciativa. 
Quanto às aves em si, fiquei surpreendido pelo número e qualidade de algumas raças, especialmente dos amarelos (intensos, nevados e marfins), vermelhos (intensos, nevados e rubinos), glosters e em toda a linha opala. Relativamente às raças que crio, agradaram-me os lizards expostos que de uma forma geral tinham uma qualidade bem acima da média e dos féos. Como contraponto, o facto de algumas aves estarem ainda em fim de muda penalizou um pouco a sua apresentação. 
Foi um bom momento, reencontrando amigos e trocando impressões, sempre úteis, porque com todos (do melhor ao menos bom criador) se vai aprendendo alguma coisa. O que mais me preocupa é o desânimo, quase generalizado, com a crise e as dificuldades cada vez maior em escoar os passarinhos que vão sobrando. Algumas pessoas abandonaram ou vão abandonar e a tendência, quase generalizada, é para reduzir. Infelizmente, o Estado tanto se preocupa em "taxar" as vendas de aves que se esquece do efeito bola de neve, ou seja, quanto menos criadores houver e quanto menos estes criarem, menos receitas vai obter com o Iva das misturas, das papas, dos acessórios, etc, para não falar no que esta redução implica nas fábricas que encerram ou dispensam trabalhadores. O que me parece é que para ganhar uns tostões, o Estado vai deixar de receber bastante mais em Iva, IRC e IRS, para além de ter mais gente no desemprego a quem é preciso pagar subsídios ou abonos. Enfim, politiquice de quem manda mas não vem ao terreno estudar como deve mandar e se vale a pena fazê-lo. 
Apesar de todas estas dificuldades, reitero os meus parabéns a toda a Direcção da AOC e a todos os outros que, directamente ou indirectamente, com ela colaboraram na organização. A todos os criadores participantes, com aves premiadas ou não, também devo relevar a sua importância e os sacrifícios que vão fazendo para manter um hobby que, qualquer dia, não estará ao alcance de todos. 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Entrevista a Osvaldo Sereno

 Tive o prazer de receber a visita de Osvaldo Sereno, criador de aves e fotógrafo, que tirou algumas fotos às minhas aves e a quem concedi uma pequena entrevista para o seu blogue, um dos melhores que conheço (http://www.bloggerbirds.blogspot.pt/).

Aqui fica o link para que possam visualizar: http://www.bloggerbirds.blogspot.pt/2012/10/entre-amigos-com-o-amigo-jose-santos.html

Muito obrigado Osvaldo e continuação do excelente trabalho que tens efectuado.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Listagem das raças de canários de porte e desenho

1- Frisado Parisiense;
2- Frisado Gigante Italiano;
3- Paduano;
4- Mehringer;
5- Frisado do Norte;
6- Fiorino;
7- Frisado do Sul;
8- Gibber Italicus;
9- Giboso Espanhol;
10- Melado Tenerifenho;
11- Bossu Belga;
12- Scotch Fancy;
13- Hoso Japonês;
14- Muniquense;
15- Border;
16- Fife Fancy;
17- Norwich;
18- Yorkshire;
19- Bernês;
20- Llarguet Espanhol;
21- Raça Espanhola;
22- Irish Fancy;
23- Lancashire;
24- Crested;
25- Border;
26- Poupa Alemão;
27- Rheinlander;
28- Arlequim Português;
29- London Fancy;
30- Lizard.

Nota: O canário London Fancy  foi considerado extinto há uns anos, havendo, nesta altura, já alguns exemplares da raça, fruto de um trabalho sério de alguns criadores, especialmente ingleses, no ressurgimento desta bela raça de canários.