terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alguns Casais para 2011

Casal de féos, sendo o macho branco e uma portadora amarela (também porta branco).

Casal de féos amarelos sendo o macho portador e a fêmea pura (adquirida ao Sr. Marco Maria).

Casal de féos macho puro nevado e fêmea portadora.

Casal de féos amarelo mosaico sendo o macho marfim e a fêmea portadora.

Féos vermelho mosaico, sendo o macho puro (2008) e a fêmea portadora (2009).

Casal de Lizards, sendo a fêmea dourada e o macho prateado. Nota-se que o estado da plumagem dos lizards se degrada ao longo dos anos.

Casal de Amarelo Mosaico. Um macho de 2009 de boa qualidade, com pouca máscara e com pena "apertada". A fêmea é de 2008 e foi adquirida na altura ao amigo Toni Duarte.






segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Acasalamentos 2011

Este sábado efectuei os acasalamentos. Graças à ajuda do amigo Nelson Soares (em cima na foto) consegui acasalar todas as raças. Comecei ainda não eram nove da manhã e só terminámos depois das seis da tarde. Tinha planeado fazer trinta e seis casais, mas acabei por fazer trinta e nove, conforme explicarei mais à frente.


Os lizards foram os primeiros. Tinha vinte e seis aves para fazer oito casais. Três casais mantiveram-se do ano anterior, dois foram de aves novas e três de reprodutores com aves jovens. Os meus dois canários preferidos de 2010 ainda estão muito atrasados, pelo que ficaram, para já, como suplentes.

Nos amarelos mosaicos também tinha muita escolha, mas deparei-me com alguma obesidade das fêmeas, o que não deixa de ser estranho, dado o regime a que as minhas aves têm estado sujeitas. Ao invés, os machos estão prontíssimos e em óptima forma.


Nos féos amarelos mosaicos, as opções não eram muitas e o processo foi relativamente célere.

De igual forma os féos vermelhos mosaicos também não levantaram muitas dúvidas e na minha cabeça já tinha mais ou menos projectado os acasalamentos.

Passei para os féos vermelhos, tendo acasalado cinco e não quatro casais como tinha inicialmente previsto. Um desses casais é uma experiência que quero fazer, porque ouvimos muita coisa, mas o melhor é experimentarmos nós próprios e tirarmos as nossas conclusões.

De seguida os féos amarelos e brancos. Tinha previsto oito casais, mas acabei por fazer dez, essencialmente, porque tenho muitas fêmeas puras e, como se sabe, em regra, são criadoras de qualidade inferior às portadoras. Visando atingir um número minimo de aves para exposição (entre féos brancos, intensos e nevados) resolvi aumentar o número de casais.

Após os acasalamentos, "sobraram-me" mais de trinta aves que ficarão como suplentes e algumas (poucas) para dispensar. Neste momento as fêmeas suplentes mantêm-se num lugar com menos luz, tentando retardar o seu ciclo reprodutivo. Tenho muitas aves de 2007 no meu plantel, especialmente fêmeas, algumas delas que criaram bastante bem no ano passado, espero que assim continuem e que só recorra aos suplentes por vontade e não por necessidade. Nas fotos em cima algumas fêmeas e machos suplentes.