terça-feira, 3 de maio de 2011

Meio da época de criação





Esta época de criação tem sido muito trabalhosa e o tempo para actualizar o blog não tem sido muito, daí as escassas actualizações do mesmo. Neste momento as criações estarão a meio, possuindo já mais de cem aves anilhadas, o que não sendo um número magnifico é, pelo menos, satisfatório.

Este ano introduzi um número significativo de fêmeas novas nos lizards e nos amarelos mosaicos e parece que resultou em pleno no que toca a quantidade de aves. Efectivamente, tinha no meu plantel reprodutoras que criavam mal (que ficaram como suplentes), tendo apostado em aves mais jovens, logo com outra vivacidade e, ao que parece, resultou. Tenho já perto de 30 lizards e 40 mosaicos amarelos anilhados o que diz bem do sucesso destas raças este ano. No que toca aos féos é que as coisas correm pior, sendo o único aspecto positivo o facto de ter, sensivelmente, metade puros e metade portadores.

Neste momento a fadiga já é alguma da minha parte e espero dentro de um mês/mês e meio dar por encerrada a época. Inclusivamente, alguns dos casais que têm filhotes não irão criar mais, sendo que meia dúzia deles ainda não tirou um pássaro (duas fêmeas que ainda não puseram um ovo e alguns machos que não galaram), mas dado o fenotipo de qualidade das aves ainda tenho esperança que surja dali qualquer coisa. Se não surgir, para o ano há mais!



1 comentário:

moranguito_Edu disse...

Boa tarde,
Olá companheiro, ainda bem que as criações correm bem, e que assim seja até ao final da época.
COntinuação de boas criações!

Abraço

Eduardo Garcia