segunda-feira, 4 de março de 2013

Insólito

Em mais um ano de criações, aconteceu-me algo que nunca tinha sucedido. Ontem de manhã anilhei as primeiras aves do ano e, qual não foi o meu espanto, quando a seguir ao almoço verifico que a mãe, pura e simplesmente, tinha abandonado as crias. Por vezes acontece as canárias picarem as aves nas patas para lhes tentar tirar as anilhas ou até as expulsar do ninho, mas nada disto aconteceu... simplesmente não regressou mais ao ninho. As aves estavam moribundas quando me deparei com o sucedido. De pronto aqueci-as e elas arrebitaram, mas tinha que lhe encontrar uns pais adoptivos. Já tinha alguns casais com crias, mas bem mais pequenas e, após duas tentativas em que as canárias não assentavam no ninho, lá ouve uma canária que as aceitou, não estranhando que a sua descendência tivesse crescido tão rápido. Felizmente tudo correu bem, mas se fosse num dia normal de semana, o desfecho teria sido trágico. Há um criador, bem conhecido, que quando ouve falar no sucesso e na normalidade nas criações de alguns, tem uma frase esplêndida  " O meu canaril é uma universidade. Tudo me acontece e quem quiser aprender venha cá, porque, com certeza, já me aconteceu alguma coisa semelhante." Não sendo o meu canaril uma universidade, será, com toda a certeza, uma faculdade de grande dimensão. 

Quanto à época de criação está a começar dentro da normalidade. Tive algum azar com o período da eclosão das primeiras ninhadas que coincidiram com temperaturas anormalmente baixas, o que provocou a morte de duas das três primeiras ninhadas. Felizmente, as coisas estão melhor e a decorrer dentro da normalidade. Tenho que aproveitar bem a primeira postura, porque é nela que obtenho cerca de 50% das aves. Quando as coisas não resultam no inicio, lá se foi o ano de criação. Em relação aos problemas do ano transacto, pelo que tenho observado, parece debelado. Quando tiver um tempinho tirarei umas fotos. 

Boa sorte a todos os criadores!

Sem comentários: