segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alimentação

A alimentação dos canários é um dos temas mais polémicos da canaricultura. Efectivamente, cada criador usa o seu método e não conheço criadores que utilizem exactamente a mesma alimentação, pelo menos, nas mesmas proporções, costumando até dizer que cada criador é um nutricionista das suas aves. Um dos pontos que parece consensual é a diversificidade de alimentos colocados à disposição das nossas aves, o que permite equilibrar as suas necessidades nutritivas.
Não me parece pertinente criticar os métodos utilizados pelo criador A ou B, parece-me mais correcto partilhar a alimentação que eu ministro, sendo certo que estará longe de ser a ideal, mas com a qual tenho obtido resultados satisfatórios. Desde logo não utilizo sementes germinadas, apesar de reconhecer que são importantes fontes de vitaminas para os canários. Contudo, não tenho disponibilidade para proceder diariamente à sua confecção que é bastante melindrosa e trabalhosa, pelo que tento combater essa carência fornecendo vitaminas na papa.
Habitualmente, uso seis comedouros para cada casal em que forneço, separadamente, mistura de sementes (com cerca de 80% de alpista), gritte, papa seca, semola e papa húmida (onde adiciono probióticos e vitaminas). No sexto comedouro vou variando o produto a utilizar, sendo que, na maioria das vezes, forneço aveia, cenoura cozida e perilha.
Este método, como todos aliás, é falível e criticável, mas julgo adequado para satisfazer os indispensáveis cuidados nutritivos das minhas aves.

Sem comentários: