terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resultados na Expo-ave 2010

Soube hoje os resultados obtidos na Expo-ave 2010 organizada pelo COBL, na qual participei com 16 aves individuais, a saber quatro lizards dourados, quatro lizards prateados, duas fêmeas féo vermelho mosaico, dois machos féo vermelho nevado, dois machos féo amarelo mosaico, uma fêmea féo amarelo mosaico e um féo amarelo intensivo. Na globalidade os resultados foram positivos tendo alcançados quatro primeiros lugares (lizard dourado, lizard prateado, féo amarelo mosaico e féo vermelho nevado) e três segundos lugares (lizard dourado, lizard prateado e féo vermelho nevado). Apesar disso, fica sempre um amargo de boca na avaliação de algumas aves de quem esperava um pouco mais, mas a avaliação é feita por um juíz que é soberano (não havendo recurso como sucede nos Tribunais) e temos que nos submeter à sua decisão, respeitando-a acima de tudo e revelando fair-play, podendo, porque estamos num Estado de Direito Democrático, tecer considerações e críticas.
Das aves que enviei a concurso tive duas não julgáveis, uma, sinceramente, não sei ainda porquê (quando vir a ficha de avaliação irei descobrir) e a outra porque tinha uma unha partida. Neste caso tratava-se de uma fêmea féo amarelo mosaico (ave com bastante qualidade, na minha opinião) e que partiu a unha já depois de a lavar sem que me apercebesse. Só notei no dia em que a coloquei na transportadora e como não tinha outra para substituir, arrisquei enviar a ave. Resultado, o juíz apercebeu-se, e muitissimo bem, e declarou-a não julgável. Curiosamente, quando lavei as aves tinha uma fêmea féo branca para inscrever e tinha também uma unha partida, o que me vai levar a indagar as razões de tal facto, que não é normal. Será das gaiolas, será dos poleiros, será falta de cálcio?
Relativamente à Expo-ave teve mais de mil aves inscritas o que não deixa de ser assinalável nos dias que correm. Se tudo correr normalmente, a exposição vai ser mais um enorme sucesso. Parabéns à Direcção do Clube e, em particular, ao seu Presidente Sr. José Carvalho que se dedica a 200% a este evento.

1 comentário:

Ricardo Ferreira disse...

Parabéns amigo pelos resultados obtidos. É muito gratificante depois de um ano de criações ver-mos o nosso trabalho reconhecidos por peritos na matéria, os juíses.
Abração...