quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A importância dos portadores

Para os mais jovens criadores faz alguma espécie e gera algumas dúvidas a existência de canários portadores. Sem querer ser muito exaustivo, vou aflorar muito superficialmente a importância dos portadores na criação.
Desde logo pela explicação, o que são os portadores? São canários que não são puros de nenhuma raça, pelo que não servem, em principio, para exposição. Resultam do cruzamento de duas raças de canários ou como resultado do cruzamento de um canário puro de uma raça com um canário já portador dessa raça.
Os criadores quando criam portadores é porque pretendem introduzir caracteristicas de uma raça (geralmente dos canários denominados clássicos) na raça pretendida. Muitas vezes do cruzamento entre dois canários puros perdem-se caracteristicas muito importantes (sendo o porte a mais usual), daí ser imprescindível criar e fazer portadores.
O dilema dos criadores relativamente aos portadores coloca-se no seu valor de mercado (substancialmente mais baixo que as aves puras), não serem aves de concurso e porque, em regra, se desenvolvem mais rapidamente que os puros, o que nos primeiros dias de criação implica uma maior atenção do criador aos irmãos puros da ninhada. A este propósito o Sr. Carlos Lima, orador num colóquio a que tive o prazer de assistir já há cinco/seis anos promovido pelo COBL (que saudades!!!), afirmava que os portadores são tão ou mais importantes que as aves puras e que os criadores não podiam só pensar no que fazer, comercialmente falando, aos portadores, deviam era dar-lhe a importância que eles realmente merecem.
Além disso, não nos podemos esquecer que devemos sempre escolher as aves de maior qualidade para fazer portadores, porque se escolhermos aves de menor qualidade estamos a andar para trás, ou seja, se escolhermos, desde logo, duas aves de grande qualidade, os portadores também o serão e no ano seguinte acasalados com outros exemplares puros darão aves de qualidade. Ao invés, se escolhermos aves de menor qualidade, os portadores por inerência também o serão e no próximo ano, em vez de termos aves de qualidade, descendentes desses portadores, teremos aves de menor nível.

Sem comentários: