quinta-feira, 3 de março de 2011

No meu baú

Ontem, enquanto procurava uns papéis, encontrei numa gaveta um papelinho dos lizards que inscrevi na exposição do COBL em 2007. Foi curioso porque vem a propósito das discussões recentes que se vão ouvindo e lendo acerca dos julgamentos das aves, da falta de critérios dos juízes, etc. A minha opinião, como acho que já expressei aqui, é que há bons e maus juízes, há bons e maus julgamentos, como há bons e maus criadores e criadores com mais fair-play do que outros.

Voltando ao referido papelinho aparecia as minhas indicações das aves que julgava terem mais qualidade e à frente a nota que lhes foi atribuída pelo juiz. Recordo um macho dourado em que depositava muita esperança que foi "premiado" com 87 pontos, para grande espanto meu quando comparado a outras aves minhas com menos qualidade. É óbvio que nunca me desfiz dessa ave e ainda bem já que a sua descendência me tem dado muitas alegrias. No meu plantel de lizards, que neste momento está reduzido a 23 aves, ainda se encontram mais duas aves de 2007 que participaram na referida exposição e duas outras que adquiri nesse mesmo ano ao Sr. Paulo Alegria e todas elas estão a criar o que é, pessoalmente, um motivo de orgulho, pois a canaricultura não consiste apenas nos prémios que se obtêm, mas também no gosto pelas aves e no seu bem-estar e a sua longevidade é a evidência desse facto.
Este ano também depositava muitas esperanças num macho prateado, também ele "premiado" com 87 pontos. Pois bem, também esse macho faz parte do meu plantel e espero obter dele descendência de qualidade. Trabalhar as aves que temos e criamos ao longo de gerações é um gozo e um prazer que nenhum prémio pode dar. Isto não invalida que para melhorar não se introduzam aves de outros criadores ou porque têm outras caracteristicas ou porque, simplesmente, são melhores.

Em minha opinião, na escolha dos reprodutores as classificações devem ser para o criador um mero indicador e não uma verdade absoluta, porque a ave na altura do julgamento podia não estar nas melhores condições, estar inquieta, o julgamento ter sido apressado, o juíz não ter efectuado uma análise correcta, a luz não ser a ideal, etc. Existem outros e variadíssimos critérios que devem ser utilizados pelos criadores na escolha das aves para a reprodução.

Sem comentários: