quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Desilusão

Hoje estive a observar os canários que tinha pré-seleccionado para as exposições e, qual o meu espanto, quando verifico que a maioria ainda está em muda. Mesmo aqueles a que tinha arrancado algumas penas (especialmente no rabo) ainda estão longe de estarem completas.
Com as exposições a bater à porta, estou na iminência de ter poucas aves para competir e, neste caso, se as coisas não se restabelecerem ou não participo ou só o farei numa exposição que ocorra mais tarde. Creio que este tempo demasiado quente para a época não tem ajudado em nada, já que a muda se tem arrastado desde Julho!
Quanto às aves que observei (pouco mais de quarenta) continuo a achar que os lizards prateados estão excelentes (não todos, como é óbvio, mas uma percentagem significativa), bem como os amarelos mosaicos. A maior desilusão tem sido os lizards dourados de qualidade inferior aos prateados, apesar de ter obtido cerca do dobro! Há coisas que não têm explicação...
Este ano parece que acertei com o corante ou melhor, com a dosagem do corante, já que as aves de factor vermelho estão bem pintadas. Em breve irei tirar e postar fotografias de uma ave que é um pouco invulgar, mas que me dará um jeitão na reprodução, apesar de ter um papel secundário para efeitos de exposição, refiro-me a uma fêmea féo vermelha marfim intensa.

Em breve irei dando mais novidades!

2 comentários:

Eduardo garcia disse...

Boa tarde,
De facto este tempo demasiado quente para a época do ano em que nos encontramos, não ajuda em nada a situação das aves, espero que tudo corra pelo melhor...

Abraço

José Santos disse...

É verdade, este tempo tem sido horrível para a muda das aves! Como é normal, em inicios de Setembro procedi à remoção de algumas penas que se encontravam partidas, especialmente, nas caudas e, até agora, ainda não apareceram as novas penas, quando o normal é que aparecessem passadas 4/5 semanas!
Espero que esteja tudo óptimo com as tuas aves e que as exposições corram pelo melhor.

Cumprimentos