quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Casais de Lizard 2012

Casal 1- Fêmea dourada de 2007 que ganhou a Expo-Ave do COBL em 2007. Este ano irá criar com um macho prateado  com calota perfeita de 2011, seu neto.

Casal 2- Macho prateado de 2011 e fêmea dourada de 2007 adquirida ao Sr. Paulo Alegria. Curiosamente, esta fêmea sempre apresentou grandes dificuldades na criação, por motivos diversos, mas o ano passado foi ela a fêmea lizard que tirou mais pássaros. Parece que melhorou com a idade!

Casal 3- Macho prateado de 2011 e fêmea dourada de 2010 que ficou em 2.º lugar na Expo-Ave do COBL. Este casal foi formado com o objectivo de produzir descendência com bom porte. Difilmente irei obter daqui aves de exposição.

Casal 4- Macho prateado de 2010 e fêmea dourada de 2011. Gosto particularmente deste macho que apresenta boas marcações no peito, tendo escolhido uma fêmea com boas marcações nas costas, esperando que, daqui resulte uma descendência globalmente satisfatória.

Casal 5- Macho prateado de 2011, acasalado com uma fêmea dourada de 2010 que ganhou a Expo-ave do COBL.

Casal 6- Macho prateado de 2007, adquirido ao Sr. Paulo Alegria, acasalado com uma fêmea de 2011, sua bisneta.

Casal 7- Macho dourado de 2007 descende de um macho do Sr. Carlos Lima e de uma fêmea do Sr. Paulo Alegria. Este macho teve 87 pontos na exposição organização pela Associação Ornitológica de Coimbra, mas em boa hora o escolhi para o meu rol de reprodutores porque tem originado alguns dos melhores exemplares do meu canaril. A fêmea obteve o 1.º lugar na II Exposição Ibérica em Tondela (2011).

Casal 8- Deposito grandes expectativas neste casal. São ambos de 2011, tendo a fêmea (prateada) obtido o 2.º lugar na II Exposição Ibérica em Tondela. Em minha opinião, o melhor macho dourado e melhor fêmea prateada do ano transacto.

Casal 9- Casal adquirido e escolhido pelo Sr. Paulo Alegria. Obviamente, deposito grande fé na sua descendência.

Casal 10- Macho dourado de 2008 que fez 2.º lugar na Expo-Ave do COBL (na altura concorriam dourados e prateados na mesma classe) e uma fêmea prateada que ganhou exposição do citado clube em 2010.

Casal 11- Casal de dourados, sendo o macho de 2011 e a fêmea de 2010. Há quem condene este acasalamento entre aves intensas e há quem o faça com alguma regularidade, como é o meu caso, tentando obter aquilo que os dourados têm de melhor em relação aos prateados, a qualidade da plumagem

Casal 12- Mais um casal de 2011, sendo a fêmea prateada e o macho dourado. Gosto bastante da oxidação e do porte desta fêmea (infelizmente, a qualidade das imagens não é a melhor), indo cruzar com um macho dourado precisamente descendente de um casal de dourados.

3 comentários:

Ricardo Ferreira disse...

Amigo, boa sorte neste arranque de criações. No meu caso, ainda vou aguardar mais duas semanas... Aquele abraço...

Humberto Queiroz disse...

Boa criação pra você , realmente esta com um plantel muito bom e pelo jeito promete nascerem bons filhotes!!!!!Parabéns!!!Abçs

José Santos disse...

Agradeço os vossos votos! Infelizmente, a minha linha de lizards não é muito famosa em termos de criação, o que não me permite tirar muitos exemplares. Além disso, sou muito teimoso e se gostar de uma ave, mesmo que ela crie mal, mantenho-a no plantel, pois acredito que mais vale tirar menos aves, do que tirar muitas e não ser bem aquilo que pretendiamos. Este ano vou utilizar muitas aves já com uns anitos, esperando que isso não dificulte ainda mais.
Um abraço a ambos!