segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quase a começar...

Está quase a começar o novo ano de criações. Já estou na recta final dos tratamentos de prevenção e conto começar a acasalar daqui a uns quinze dias. Essa é, para mim, uma das alturas mais importantes da canaricultura, pois temos que compensar os pontos fracos de uma ave com aquela com quem irá formar parelha. Evidentemente os registos são muito importantes e permitem acelarar este processo, porque permitem manter os casais que melhores exemplares forneceram ou, em caso, de morte de algum desses reprodutores, procurar aves geneticamente próximas, preferencialmente, irmãos.  
O esquema de tratamento que segui este ano é praticamente idêntico ao do ano anterior e que já consta no blog, pelo que, será desnecessário repeti-lo.
Quanto aos acasalamentos, já tenho os machos separados e com uma ideia muito provável de quais irão criar e quais ficarão como suplentes. De vez em quando, meto o olho na voadoura e vou obervando as fêmeas que já começam a esburacar os jornais do fundo e a andar com penas no bico... É um sinal que estão prontas a criar, principalmente as reprodutoras mais velhas. Infelizmente para elas ainda terão que esperar mais umas semanitas, desejando apenas que elas não comecem a pôr ovos "à doida". Para já ainda não tive sinal de nenhum ovo posto (o que não quer dizer que não tenha acontecido e deles não haja rasto) e para adiar ao máximo a postura tenho mantido a luz ligada apenas até às vinte horas e fornecido papa apenas uma vez por semana.
Espero que, pelo menos, a época de criação corra quantitativamente tão bem como o ano que agora findou. Se possível com melhor qualidade e que as aves adquiridas ou escolhidas de 2011 para o plantel traduzam ou venham a traduzir numa melhoria significativa do mesmo.

Sem comentários: