segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Visita à Exposição da Associação Ornitológica de Coimbra

No passado sábado fui visitar a exposição da Associação Ornitológica de Coimbra e fiquei bastante agradado com o que observei, especialmente no número de aves da exposição (superou-se a barreira de mil  aves a concurso), na qualidade e limpeza do espaço e na organização do evento. A Direcção da AOC está de parabéns por mais esta bela iniciativa. 
Quanto às aves em si, fiquei surpreendido pelo número e qualidade de algumas raças, especialmente dos amarelos (intensos, nevados e marfins), vermelhos (intensos, nevados e rubinos), glosters e em toda a linha opala. Relativamente às raças que crio, agradaram-me os lizards expostos que de uma forma geral tinham uma qualidade bem acima da média e dos féos. Como contraponto, o facto de algumas aves estarem ainda em fim de muda penalizou um pouco a sua apresentação. 
Foi um bom momento, reencontrando amigos e trocando impressões, sempre úteis, porque com todos (do melhor ao menos bom criador) se vai aprendendo alguma coisa. O que mais me preocupa é o desânimo, quase generalizado, com a crise e as dificuldades cada vez maior em escoar os passarinhos que vão sobrando. Algumas pessoas abandonaram ou vão abandonar e a tendência, quase generalizada, é para reduzir. Infelizmente, o Estado tanto se preocupa em "taxar" as vendas de aves que se esquece do efeito bola de neve, ou seja, quanto menos criadores houver e quanto menos estes criarem, menos receitas vai obter com o Iva das misturas, das papas, dos acessórios, etc, para não falar no que esta redução implica nas fábricas que encerram ou dispensam trabalhadores. O que me parece é que para ganhar uns tostões, o Estado vai deixar de receber bastante mais em Iva, IRC e IRS, para além de ter mais gente no desemprego a quem é preciso pagar subsídios ou abonos. Enfim, politiquice de quem manda mas não vem ao terreno estudar como deve mandar e se vale a pena fazê-lo. 
Apesar de todas estas dificuldades, reitero os meus parabéns a toda a Direcção da AOC e a todos os outros que, directamente ou indirectamente, com ela colaboraram na organização. A todos os criadores participantes, com aves premiadas ou não, também devo relevar a sua importância e os sacrifícios que vão fazendo para manter um hobby que, qualquer dia, não estará ao alcance de todos. 

Sem comentários: