sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aves de trabalho?

Esta minha postagem deve-se, essencialmente, ao facto de estar muito em voga a expressão aves de trabalho. Muitos blogues e fóruns que sigo e participo com atenção mencionam, ultimamente, esta expressão com regularidade.

Por ave de trabalho entende-se uma ave que fugindo ao standard da raça em alguns vectores, tem uma ou mais características muito vincadas que se pretende introduzir no plantel. Daí que não sendo uma ave com qualidade de exposição, muitos criadores aproveitam estas aves para explorar essas ditas caracteristicas, esperando que a descendência dessa ave tenha essas caracteristicas de uma forma notória, mas que se aproximem mais do standard da raça.
Não confundir aves de trabalho com portadores, embora os prepósitos sejam os mesmos, quando se fala em aves de trabalho falamos de canários de raça definida, enquanto os portadores não o são (embora muitas vezes se confundam com as aves clássicas de onde provêm).

Aquilo que tenho lido sobre as aves em questão, levantam-me muitas dúvidas e só as compreendo na exacta medida em que as caracterizei. Quando se acasala uma ave de trabalho, deve escolher-se para seu par a melhor ave que possuirmos, pois o objectivo, convêm relembrar, é obter na descendência aves com caracteristicas específicas e importantes que se salientam na ave de trabalho, mas importante, de igual forma é aproximar essas aves do standard. Parece-me que daqui não irão surgir, no imediato, aves de grande qualidade, mas através do acasalamento consanguíneo poderão obter-se essas aves do segundo ano em diante. 

Não tenho dúvidas que estas aves existem e que o termo utilizado para as identificar esteja correcto, desconfio é de alguns criadores que enaltecem o valor destas aves para impingir uma ave de fraca qualidade a um criador menos experiente ou mais desconhecedor da raça em questão. Todos os criadores têm (ou devem ter) no seu plantel aves que fogem ao standard da raça, procurando obter delas certas características que as tornam especiais seja no porte, cabeça, plumagem, lipocromo, etc, caracteristicas essas que, muitas vezes, nem os seus próprios campeões possuem. Contudo, essas aves são mantidas no plantel com um objectivo bem definido e são "manuseadas" em consonância. Adquirir uma ave de trabalho quando se cria apenas com um, dois ou três casais não faz muito sentido e deve ser feito com as cautelas que referi, pois o que muitos pretendem é impingir uma ave de má qualidade, salientando nela uma ou duas caracteristicas procurando valorizá-la.

Sem comentários: