quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O julgamento dos Lizards

Continua a ser uma lacuna por parte da COM as classes de julgamento dos lizards ser dividida apenas em dourado, prateado e azul. O que acontece é que nos grandes eventos (Mundiais e Nacionais) somente os lizards com calota perfeita e, excepcionalmente, lizards sem calota é que têm reais possibilidades de ganhar. Por muito bom que seja um lizard de calota partida, quase sem calota ou calota quase perfeita as possibilidades de vencer são nulas, às vezes perante aves de calota perfeita de menor qualidade, o que não deixa de ser particularmente injusto.
Assistimos nos últimos anos à criação de novas classes de julgamento para variadas raças (Glosters, Borders, Lipocromos Vermelhos de asa branca, etc), mas a situação do Lizard continua inalterada. Questiono-me muitas vezes das razões da discriminação dos Lizards em relação a outras raças. Na recente exposição do COBL tive oportunidade de trocar algumas impressões com o melhor criador de Lizards do país (em minha modesta opinião), Sr. Paulo Alegria, que defendia precisamente esta tese. Ainda há meia dúzia de anos os Lizards concorriam todos numa única classe, caminhou-se então para a divisão entre azuis, prateados e dourados e, espero eu, irá caminhar-se para a divisão em função da calota da ave. O Lizard tem ganho adeptos na canaricultura e, de uma vez por todas, tem de merecer da COM um tratamento idêntico aquele que já foi dado a outras raças, pelos vistos mais reinvindicativas.

2 comentários:

Humberto Queiroz disse...

Realmente esta questão ainda tem muito que ser pensada. Se nos canarios lipocromos ja temos os pintados , porque não nos lizards criarem uma categoria de cúpula partida. Eu pessoalmente acho que em geral os cupulas quebradas são muito bons de desenhos mesmo.

José Santos disse...

Não sei se o critério é o mesmo que na Europa, pois aqui nas grandes competições só as aves com calota perfeita ou sem calota marcam, o que é uma verdadeira injustiça quando comparamos com outras raças com um ror de classes, como os glosters, por exemplo. No fundo, os grandes criadores só utilizam essas aves para reprodução ou participação em monográficos da raça.
Cumprimentos