quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tratamentos para preparação dos reprodutores

Este é o esquema de tratamentos que vou utilizar este ano para preparação dos reprodutores:

1- Cinco dias de FP 20-20;
2- Três dias de complexo B;
3- Dois dias de água limpa;
4- Doze dias de Nizale;
5- Quatro dias de complexo vitaminico;
6- Dois dias de água limpa;
7- Dois dias de Colina;
8- Dois dias de água limpa
9- Três dias de FP 20-20;
10- Dois dias de complexo B.

Nota: O Nizale é um substituto do Panfungol (medicamento não disponível em Portugal) e que tem o mesmo principio activo (cetoconazol). Já ministrei pontualmente este medicamento em anos anteriores, mas por influência dos conselhos do amigo Ricardo Ferreira, resolvi introduzi-lo nos tratamentos pré-criações.
Existem múltiplos esquemas de tratamento pré-criações, a maioria dos quais inclui a vitamina E, que eu não utilizo porque nunca tive problemas graves com ovos goros. De qualquer forma, este esquema é um de muitos que podem ser utilizados com bons resultados.
Nesta altura só forneço diariamente mistura de sementes (à base de alpista) e forneço uma vez por semana papa. Quando começar o tratamento com complexo vitaminico começo a ministrar regularmente papa, semola de trigo e aveia, visando fortalecer, principalmente, as fêmeas.
Boa sorte a todos!

2 comentários:

Unknown disse...

boa noite José santos
será que ma sabe dizer qual a dosagem do NIZALE para canários e forma como e administrado
obrigado
comprimentos f

José Santos disse...

O Nizale é diluido em água. A maioria dos criadores que conheço fornece meio comprimido por litro de água. Pessoalmente forneço um comprimido por litro e meio de água, pela simples razão de fornecer água às aves em garrafas de litro e meio e, muitas vezes, com a pressa o comprimido não se diluir rapidamente ficando parte da dose no fundo da garrafa. Em regra vou agitando à medinda que vou dando e não esvazio a garrafa até ao fim, porque receio que o último decilitro tenha uma dose muito concentrada.

Qualquer esclarecimento adicional, disponha.