quarta-feira, 22 de junho de 2011

A propósito de uma visita

Tive recentemente a visita ao meu canaril de um criador principiante que, a pretexto de adquirir um casal de lizards, aproveitou para dar uma vista de olhos às minhas aves e ao canaril. Criava "pintos", mas a visita a uma exposição da zona (COBL) despertou-lhe a atenção para as diferentes raças de canários, para os concursos, enfim, para a competição. Resolveu este ano trocar todos seus canários por aves de raça, mas partiu de pressupostos, na minha opinião, errados. Tinha em mente criar com seis casais de raças diferentes, adquiridas aqui e ali, tendo-lhe então explicado que ia pelo mau caminho, que era preferível criar só com uma raça ou duas no máximo, apostando em aves com alguma qualidade, do que ter um casal de cada raça, tanto mais que para o ano teria dificuldades em fazer novos casais da descendência, pois seriam todos irmãos implicando a aquisição de novas aves. Além disso, existe o risco de alguns dos casais não criarem, criarem mal ou a sua prol não ter qualidade e serem essas raças rapidamente riscadas do seu canaril, conduzindo a um dispêndio de tempo e dinheiro.
Expliquei-lhe que o caminho mais rápido para o sucesso nas exposições era possuir todos os casais da mesma raça, pois teria grandes probabilidades de tirar logo no primeiro ano alguns exemplares de qualidade, que lhe permitiriam expor e continuar a trabalhar a sua linhagem nos anos seguintes. Aí ele reflectiu um bocado e deu-me razão... ficou então de pensar na raça que viria a criar e depois, caso optasse pelos lizards ou outra raça que eu crie, entraria em contacto comigo.
Alguns dias mais tarde ligou-me e disse-me que tinha optado pela raça X, que eu não criava mas se conhecia algum criador de confiança. Lá lhe dei dois contactos de criadores da zona e o jovem agradeceu imenso a minha ajuda e atenção. Creio que perdi um "negócio" mas ganhei um amigo e a canaricultura, quem sabe, um futuro grande criador.

Sem comentários: