quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Falta de criadores de canários clássicos

Aquilo que tenho constatado ao longo dos últimos anos é a falta de criadores de canários clássicos, ágatas, isabéis, castanhos e negros. Talvez porque o valor comercial dessas aves fosse diminuto, o certo é que a maioria dos criadores começou a desenvolver linhas conexas, como topázios, opalas, féos, onix, cobaltos, etc e os bons exemplos de aves clássicas homozigóticas foram desaparecendo. Não é raro encontrarmos aves clássicas em exposição que só o são no fenotipo, pois o seu genotipo porta uma outra raça.
Sabendo-se da importância que desempenham as aves clássicas na formação dos diversos plantéis, creio que, mais cedo ou mais tarde, o seu preço irá disparar.
Espero que os "carolas" que vão mantendo a criação destas aves o continuem a fazer, pois, seguramente, o seu trabalho sairá recompensado a curto/médio prazo. Muitas vezes criadores de clássicos confidenciam-me que, se não vendem as aves a outros criadores, têm grandes dificuldades porque as lojas não os querem. Para eles as minhas palavras de incentivo e um conselho a outros criadores: procurem aves clássicas em criadores que se dediquem exclusivamente a elas, porque adquirir uma ave que no seu fenotipo seja clássica, mas que porte uma outra raça poderá arruinar o trabalho que se pretende obter. 

2 comentários:

Eduardo garcia disse...

Olá, boa tarde,
Concordo com o que foi dito, como eu crio a mutação onix, e como é sabido para fazer portadores desta mesma mutação ou outra é necessário classicos, optei por criar as minhas próprias aves (classicos) ou seja inseri no meu plantel classicos para alem da mutação Onix, são eles Ágatas Amarelos Mosaicos e Castanhos Amarelos Mosaicos, isto para ter mais facilidade em trabalhar as minhas aves, tenho também estas raças em Onix, para alem dos Ágatas onix Amarelos Intensos/Nevados e Castanhos Onix Amarelos Intensos Nevados.
Como não tenho muitos casais como gostaria, tenho que ter aves de excelente qualidade para ter "meia duzia" casais de cada...

Um abraço e boas exposições!!!

Eduardo Garcia

José Santos disse...

Acho que é um bom método. O que não se deve fazer, para não partir a loiça toda, é ir metendo, por exemplo um ágata portador de onix na linha clássica, pois irá prejudicar essa linha, por muito que o fenotipo da ave seja de "clássico".

Parabéns pelos resultados no Nacional e boa sorte para o Mundial. Um abraço