quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alimentaçao nas exposições

Este ano ainda não tive oportunidade de visitar nenhuma exposição, mas tenho visto fotos de várias que já se realizaram e há um aspecto que me deixa preocupado pelas fotos que visualizo, concretamente um certo desleixe das organizações, nem todas é certo, na alimentação das aves. Noto que os comedouros estão cheios até cima e a metade superior está repleta de cascas, ou seja, as aves não têm acesso às sementes que se encontram na parte inferior dos comedouros. Também li relatos de criadores que se depararam com aves suas com falta de água! Este aspecto tem que ser revisto pelas organizações destes eventos, porque este aspecto não pode, de forma alguma ser descurado!
Já me aconteceu há uns anos, enviar aves a uma exposição, não citando qual para não ferir susceptibilidades, e qual não foi o meu espanto quando a fui visitar ver as minhas aves com o comedouro vazio, ou melhor, cheio de cascas. Fui a um lojista comprar sementes e comecei a encher os comedouros das minhas aves. Fui interpelado por um organizador que com maus modos se dirigiu a mim afirmando que a alimentação era da responsabilidade da organização. Eu respondi-lhe que se era, então a organização era negligente e se não podia alimentar as minhas aves pegava nelas e retirava-as da exposição, porque não admitia falha tão grosseira (apesar de ser anti-regulamentar). A discussão subiu de tom, até que um amigo comum (pertencente à organização) me deu razão e rapidamente deu instruções para alimentarem todas as aves.  
Bem sei que existe muito trabalho nestes eventos, mas o bem-estar das aves, a sua alimentação, deve sobrepor-se a tudo! O recado está dado!

Sem comentários: